Estudo: Comer brócolis pode proteger contra CÂNCER DE FÍGADO e fígado gorduroso

O consumo de brócolis pode proteger contra o câncer de fígado e interromper o desenvolvimento de fígado gorduroso, de acordo com um artigo publicado na Oncology Research Featuring Preclinical and Clinical Cancer Therapeutics. O artigo citou o composto sulforafano como a principal substância responsável por essa propriedade benéfica.
O brócolis contém quantidades substanciais de sulforafano. Os pesquisadores da Universidade Central do Sul, na província de Hunan, na China, observaram que o sulforafano "exibiu efeitos inibitórios promissores no câncer de mama, câncer de pulmão, câncer de fígado e outros tumores malignos".
Eles acrescentaram que o composto funciona contra o câncer "principalmente através da regulação de potenciais biomarcadores para ativar ou inibir vias de sinalização relacionadas".
Um estudo publicado em março de 2016 no Journal of Nutrition também atestou o poder do brócolis contra o câncer de fígado e fígado gorduroso. Os pesquisadores da Universidade de Illinois administraram o potente carcinógeno dietilnitrosamina em camundongos, levando ao desenvolvimento de câncer de fígado. Um grupo de camundongos recebeu uma dieta rica em gordura suplementada com brócolis, enquanto o outro não; Ambos os grupos foram analisados seis meses depois.
Eles descobriram que o brócolis interrompeu o acúmulo de gordura no fígado, diminuindo a absorção e aumentando a produção de lipídios do fígado. Segundo eles, o sulforafano tem o potencial de diminuir a absorção de gordura em camundongos que recebem uma dieta rica em gordura.
A Dra. Elizabeth Jeffery, autora correspondente do estudo de 2016, observou como estudos anteriores elogiaram os efeitos protetores do brócolis contra o câncer de mama, cólon e próstata. Ela acrescentou, no entanto, que os efeitos do brócolis no câncer de fígado merecem um estudo mais aprofundado, dada a epidemia de obesidade nos Estados Unidos. Ela disse ao ScienceDaily: "Quase não há informações sobre brócolis e doenças associadas ao alto teor de gordura".
De acordo com o autor do estudo, a obesidade aumenta o risco de câncer de fígado. Isso é particularmente verdadeiro para homens obesos, que têm cinco vezes mais risco de desenvolver a doença conhecida por sua alta taxa de mortalidade.
Solte o açúcar e a gordura, fique verde com brócolis
Jeffery disse que a maioria da população americana come uma dieta ocidentalizada rica em gorduras saturadas e açúcares adicionados. Ambos são posteriormente armazenados no fígado e convertidos em gordura corporal. Consumir uma dieta ocidentalizada a longo prazo contribui para um fígado gorduroso e leva ao desenvolvimento de cirrose e câncer de fígado. (Relacionado: As 5 coisas que você precisa fazer para prevenir o câncer de fígado.)
O autor e oncologista cirúrgico Dr. David Wilkinson observou que o brócolis e outros vegetais crucíferos podem impedir que as células cancerígenas se dividam, invadam tecidos ou ganhem novos vasos sanguíneos para o crescimento contínuo.
Ele também citou o sulforafano para esse benefício, mas mencionou a necessidade de uma enzima chamada mirosinase para ativá-lo. A presença de mirosinase permite a produção de sulforafano a partir de outra substância química chamada glucorafanina. A mirosinase só é liberada quando a parede celular da planta é esmagada pela mastigação, então Wilkinson pediu aos americanos que mastiguem bem os brócolis.
O autor de "A comida pode ser remédio contra o câncer?" também deu conselhos sobre como cozinhar brócolis. Segundo ele, três a quatro minutos de cozimento no vapor podem ser ainda melhores do que comer brócolis cru, pois o processo de cozimento no vapor bloqueia uma proteína do brócolis cru que interfere na liberação de sulforafano.
No entanto, ele alertou que ferver brócolis por cinco minutos reduz os nutrientes ativados em 30%. Dez minutos de fervura reduzem metade dos nutrientes supostamente benéficos do vegetal.
Veggie.news tem mais histórias sobre brócolis e outros vegetais crucíferos.